Coaching Ontológico
O trabalho na clínica aliado à minha experiência de vida foi me trazendo novas inquietações a respeito da vida e de como acompanhar pessoas em seus processos de olhar para dentro.
E aqui fiz uma das mais belas descobertas até então: o Coaching Ontológico. Mas o que vem a ser esse coaching, de nome estranho para a maioria de nós?
O Coaching Ontológico é um campo do saber que busca acompanhar outros em seus processos de transformação, a partir de uma coerência ontológica (corpo, emoção e linguagem). O que seria então esse aprendizado transformacional de que falamos?
Nas palavras do mestre Julio Olalla, “isso que chamamos Aprendizado Transformacional acontece quando nos colocamos como sujeitos ativos do aprendizado e fazemos isso a partir das várias dimensões que nos constituem: nossa biologia, corpo e movimento; nossa capacidade de articular experiências usando a linguagem; nossas emoções e estados de ânimo que nos predispõem a diferentes formas de ação”.
O Coaching tem a ver, então, com a criação de novas coerências e sua prática nos possibilita a reconexão com nosso corpo, nossas emoções e a Natureza. Essa reconexão com o corpo foi, para mim, uma das grandes viradas no meu próprio processo de aprendizado transformacional, durante minha formação como Coach Ontológica. Incluir essa dimensão no processo de aprendizagem me abriu um leque de possibilidades tanto pessoalmente quanto no meu trabalho.
Sempre digo que é aquele famoso “já compreendi isso (aqui fala a cabeça/linguagem), já sei porque estou agindo de tal forma, mas ainda assim não consigo mudar”. Essa é uma das coisas mais comuns de se escutar e o que posso contar é que incluir o corpo no processo de aprendizado é uma das importantes chaves para darmos esse salto do apenas compreender para efetivamente mudar, transformar.
No fim das contas, o Coaching Ontológico é uma prática que nos reconecta com o sentido das nossas vidas, uma arte que abre possibilidade de criarmos espaços em que possamos florescer, encontrando o melhor de nós mesmos.
Nesse meu percurso de descobertas, tive o privilégio de beber direto da fonte com o mestre Julio Olalla, um dos fundadores do Coaching Ontológico, ao lado de Rafael Echeverría. E na viagem pessoal ao “ventre da baleia”, durante meu próprio processo de coaching, estive acompanhada todo o tempo de um ser humano maravilhoso, Marta Magnus, minha coach mentora e supervisora! E fui acompanhada também pelos meus queridos companheiros de caminhada e aprendizado, os sAMbeirOs, e da Abigail Mirray, nossa coach ajudante. Com esse processo de formação, que é muito mais que um curso teórico e técnico, senti a maravilha que é estar acompanhado, o quanto de humanidade tem nesse ato de acompanhar! Minha gratidão a todos é eterna.
Com o Julio, esse ser humano especial, que sorri com os olhos, se emociona fácil, emana energia positiva e uma luz impressionante, aprendi a reconectar-me com o que de fato é o mais importante na vida e que, em algum momento, nós, enquanto humanidade, parecemos ter nos esquecido ou deixado de lado: a magia, o mistério, o sagrado, nossa relação com a mãe Natureza e o "asombro"!
Sinto-me privilegiada, com o coração cheio de amor e essa vontade de seguir colocando tudo isso a serviço de outros, a serviço do mundo, por um mundo melhor!
Formas de atendimento: PRESENCIAL ou ONLINE